Empreendedorismo,  Feature,  featured,  Vida de Dona de Casa

Crochê é sororidade, sim!

Pois é a palavra da vez é SORORIDADE. Quem já viu esse termo antes deve prever o que virá a seguir, mas quem nunca ouviu deve estar pensando: “…que palavra mais estranha é essa? ”

Confesso que a primeira vez que ouvi falar a respeito pensei: “Por que “cargas d’agua” alguém criaria uma palavra tao esquisita dessas?” Então, antes de seguirmos adiante, vamos “entender” a origem dessa palavra:

Etimologicamente falando…

Sororidade é um substantivo feminino e derivado do latim soror

so-ro-ri-da-de 

(larim soror,-oris,irmã+-dade)

 

Conceitualmente, o que significa?

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.

Dito isso, acho que podemos seguir adiante, não é mesmo?
Por que , a essa altura, “suas curiosinhas“, vocês devem estar querendo saber : “Que diabos isso tem a ver com crochê?”  “
Afinal, crochê é PAP, é gráfico, é tutorial….é DIY!!!!  Acreditem, crochê é tudo isso e muito mais!

Crochê é sororidade, sim!

Tu achas que há rivalidade/competição entre as mulheres quando o assunto é “trabalhos manuais” , em nosso “grupinhos” na inter, por exemplo?

Pensa bem antes de responder….

Falo do crochê, pois é a arte a qual me dedico, mas poderia ser bordado, tricô, costura, etc…etc…etc… Qualquer forma de expressão manual que envolva pessoas, em especial, mulheres…

Será que nos apoiamos mutuamente como devíamos e podíamos?

Temos que ser “boas” em tudo! …boas dona de casa, esposas, mães, profissionais e blá blá blá… Como se não bastasse todo esse fardo de sermos “boas em tudo que fazemos” ainda temos que ser as “top pikas das galáxias“! Por que tu sabe, as “inimiga” tão de olho!!!…kkk

E te aviso: Se tu não tiver  um perfil bombado no Instagram cheio de “likes” a  cada clic; uma pagina no Facebook explodindo de seguidores um canal lotado de inscritos…de nada valeu todo o teu esforço! Sinto te dizer: E tem mais, tu ainda corre o risco de ser chamada de “recalcada”!

Calma! Não precisa abandonar a leitura para ir correndo checar os teus perfis nas redes sociais par ver se tu tá no “padrão”!

Isso tudo que falei, faz parte de um conceito ultrapassado, desumano e irreal que essa indústria machista tenta  enfiar nossa “guela” para nos fazer acreditar que somos inferiores aos homens, que temos que  consumir produtos que não precisamos, frequentar lugares que não queremos e sermos pessoas que não somos e, pior ainda…criar a ideia de que mulheres são rivais entre si.

Precisamos acabar com isso!

Mas aposto que tu já cantarolou aquela musiquinha que “samba na cara da inimiga”, né? Nem vou falar nas “recalcadas” ..

Ai que triste, tudo isso! Sério!

 

A verdade, é que somos irmãs! Sim, fazemos parte de uma irmandade feminina (soros) e não estamos em times opostos, nunca estivemos…estamos juntas!

 

 

 

Manas, precisamos nos unir! Vamos usar nossas agulhas, nossas linhas, nossa voz para apoiarmos umas as outras!

Deixando muito claro, aqui, que não estou vinculando a questão da sororidade a aspectos do feminismo, embora seja parte dele, mas excluo seus radicalismos , não precisamos criar outra guerra! Somos todos iguais, somos todos humanos!

Reafirmo aqui meu posicionamento> Sou contra a qualquer tipo de rivalidade feminina  imposta a nós pela sociedade machista a fim de nos aniquilarmos e tornarmos cada vez mais submissas, pois enquanto estamos “sambando na cara das inimigas”eles estão lá, ganhando salários maiores, ocupando todos os cargos de chefia e o resto todo que vocês já sabem muito bem! Juntas somos mais fortes!

Era isso, manas!

Deixem a opinião de vocês aqui nos comentários, é importante abrirmos esse canal de diálogo e troca de ideias!

Se quiser saber mais sobre o  “Projeto Entrelaçadas e do Desafio” assista ao vídeo”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *